quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Orixá Oxalá - O Deus Supremo

É o Orixá supremo, considerado o Pai de todos. Orixá do equilíbrio, da Fraternidade, da União. Senhor do branco, da pureza. É um orixá calmo, pacificador, associado à paz . Seus filhos são pessoas inteligentes e aprendem com muita facilidade; adapta-se facilmente a qualquer situação.Oxalá é o soberano do Orunmalé (conjunto dos Orixás); é o senhor da vida; é a ele que recorremos para pedir misericórdia à vida de alguém. Seu símbolo é a pomba e o cajado. É o Orixá maior e mais velho, o primeiro a ser criado. Transmite aos seus filhos calma, respeitabilidade e confiança.
Saudação: Epaô Babá! Dia da Semana: Domingo - Quarta-feira para o Oxalá Moço
Número: 08 e seus múltiplos
Cor: Branco e Branco com Preto para Oxalá de Orumiláia
Guia: toda branca ou 01 branca, 01 preta, 01 branca para Oxalá de Orumiláia
Oferenda: Arroz Doce, Merengue, Uva Itália
Adjuntós: Oxalá Obocum com Oxum Pandá, Oxalá Olocum com Oxum Pandá, Oxalá Dacum com Iemanjá Bocí, Oxalá Jobocum com Oxum Docô ou Iemanjá Bocí, Oxalá de Orumiláia com Oxum Docô ou Iemanjá Bomí
Ferramentas: jóias em prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata, moedas e búzios, para Oxalá de Orumiláia acrescentamos olhos de prata
Ave: Galinha branca e galinha preta para Oxalá de Orumiláia
Quatro pés: cabrita branca e cabrita branca com pequenas manchas pretas para Oxalá de OrumiláiaNas Diversas Nações existentes no Rio Grande do Sul, o Orixá Oxalá se desdobra em várias qualidades(classes).
Vamos conheçer um pouco de cada um:
Oxalá Bocun: o mais novo dos Oxalás. É o abençoado Oxalá que cuidava de Orumiláia por este ser muito velho; é o Orixá do crescimento e do progresso, é representado no sincretismo por menino Jesus de praga por ser um Oxalá muito novo ("guri").
Oxalá Olocun: É o oxalá em forma adulta no Jêje e em forma velha no oyó do fundo do oceano. Pai de iemanjá.
Oxalá Guian: é o Oxalá da espada em sua forma adulta, o guerreiro o comedor de inhame pilado. No batuque é confundido com o Olocun; é o Oxalá da guerra. Casa com Iemanjá Boci ou com Oxum Pandá.
Oxalá Belerun: Oxalá em forma adulta, mas mais velha, casa com Oxum.
Oxalá Dacun: É o Oxalá de meia idade tendo uma passagem com Xapanã. Seria o velho que se manifesta ereto, é o Oxalá do equilibrio. Faz Adjuntó com Oxum.
Oxalá Jobocun: É Oxalá velho com uma gama de nomes e outros Oxalás que se perderam e foram unidos a essa classe tipo ; Onifan, Elefan, Babakun...
Oxalá Babakun: É mais velho que o Jobokun; é ele que perrmite que os orixás saiam de Orun para ocupar seus cavalos. Faz Adjuntó com Iemanjá Bomi
Oxalá Orumiláia: Orixá da visão e o mais velho dos Oxalás, apesar de ser cego. Iansã é a menina dos olhos dele, a qual carrega seus olhos; ele é o orixá da visão, são os olhos de Deus que tudo vê e tudo sabe, e da divinhação.Orixá da clareza; ele concede o jogo de búzios e este o pertence.

4 comentários:

Wilter disse...

Olá. Boa Tarde. Gostaria de lhe fazer uma pergunta, vc sabe quem é oxalá ryan? não sei exatamente, se esta é a forma correta de se escrever.
Desde já muito Obrigado.

Joanna Torquato disse...

Olá Carlos! Tudo bm?
Lembra de mim sua antiga irmã de santo JÔ de Iemanja? que bom lhe encontrar, estou precisando o email, site ou telefone da mãe Tata, estou com saudades dela e preciso de um contato se puderes me ajudar me envie por email, estou morando a 7 anos na Bahia. Estou bem! e vc, como está?

Que a mãe Iemanja continue lhe cobrindo de alegrias
bjos no coração!!!
meu email: joannatorquato@hotmail.com

Gostei de seu blog

Camos disse...

Oi, tudo bem? Eu assistia teu programa de TV ano passado, gostaria de saber o endereço da tua casa para poder conhecer junto de minha esposa.

Sou Umbandista e também estudante de ocultismo, teosofia e afins, me identifico muito com o autor Roger Feraudy dentro da literatua Umbandista.

desculpe escrever aqui, mas é que não encontrei nenhum contato teu, se puder mandar o endereço do teu terreiro e demais informações relacionadas para meu e-mail, te agradeço - 3d@charles.ppg.br

obrigado

Unknown disse...

gostei muito você diz tudo de maneura simples e clara,que oxala o a bensoe sempre e que você divida seu conhecimento asim como esta fazendo pois o conhecimento e como o livro de nada vale fechado,grande axe