quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Entrevista com Véra Almeida

JMA :COMO SURGIU A IDÉIA DO LIVRO?VÉRA ALMEIDA: Em um primeiro momento, partiu de uma solicitação do Sr. Exu Capa Preta à outra pessoa que, por motivos de transferência de domicílio, para outra cidade, não pode cumprir. Na época seria um capítulo, em livro de Umbanda, abordando energia e atuação de Exu que trabalha na Lei de Umbanda. Em um segundo momento, foi solicitada a minha colaboração; aceitei, dando continuidade ao que seria somente um capítulo.
JMA: QUAIS FORAM OS PASSOS PARA ELABORAÇÃO DA OBRA?VÉRA ALMEIDA:Durante sessões de doutrina, na Associação Mãe Iemanjá e Cacique Guarani, comandadas pelo Sr. Exu, já fazia apontamentos daquilo que escutava, aleatoriamente, e que se transformaram em pequenos textos. A esses, foi acrescido o que havia absorvido anteriormente, mais conhecimentos e larga experiência do Sacerdote Carlos do Guarani. Porém, e fundamentalmente, a essência partiu do Sr. Exu: o “quê e como” divulgar, resultando em uma obra que foi além de um capítulo.
JMA: POR QUE UM LIVRO SOBRE O TEMA EXU?VÉRA ALMEIDA:O tema, conforme sabemos, é inesgotável e a diversificação de Bibliografias é bastante grande, assinadas por grandes nomes do cenário nacional. Consegui atender a solicitação do Sr. Exu, mas, particularmente, considero que o fato de expor-me e submeter-me a críticas, é um ato de coragem; evidentemente que não serão cem por cento positivas; pelo contrário, como na maioria das vezes em que uma obra diferente é lançada, elas poderão ser altamente negativas.
JMA: QUAIS OS OBJETIVOS DA OBRA?VÉRA ALMEIDA: O primeiro, pela condição de porta-voz do Sr. Exu Capa Preta, o que muito me honra, é auxiliar na eliminação do pré-conceito existente sobre Exu de Umbanda que trabalha na Luz. O segundo, é oferecer subsídio que permita, especialmente ao leigo, uma conceituação positiva de Exu, assim como para alguns praticantes umbandistas, que já têm um paradigma de Exu de Umbanda, que não confere. Aproveito a oportunidade e convido, a quem interessar possa, para o lançamento do livro “Sou Exu O Senhor da Alta Magia”, que se realizará no dia 07/08/07, às 19h00min,

Nenhum comentário: